Segundo um novo estudo, crianças de 3 anos possuem um ´senso numérico’ que pode estar ligado à aptidão matemática.
Melissa Libertus, psicóloga da Johns Hopkins University, e
colegas examinaram algo chamado ´senso numérico’, uma intuição – não
envolvendo contagens – acerca do conceito de mais e menos. Isso existe
em todas as pessoas, disse Libertus, incluindo bebês e povos indígenas
sem qualquer educação formal.
Os pesquisadores mediram essa intuição em crianças
pré-escolares exibindo grupos de pontos azuis ou amarelos, piscando numa
tela de computador. As crianças tinham de estimar qual grupo de pontos
era maior em número. Como a exibição era rápida, elas tinham de usar seu
senso numérico em vez de contar os pontos.
As crianças com melhor senso numérico também mostraram
melhores resultados em problemas simples de matemática propostos pelos
pesquisadores. Eles pediram que as crianças contassem em voz alta o
número de imagens numa página, que lessem números arábicos e fizessem
outros cálculos simples.
Estudos anteriores mostraram que existe uma conexão entre o
senso numérico e a habilidade matemática em adolescentes. Mas este é o
primeiro estudo a explorar essa conexão em crianças por pouca ou nenhuma
educação formal.
“Estávamos interessados nas habilidades matemáticas mais
precoces nas crianças, desde antes de entrarem na escola”, afirmou
Libertus. Compreender isso poderia ajudar a nivelar o ensino de
matemática entre crianças.
Libertus espera que, com mais resultados, jogos ou programas
de ensino possam ser desenvolvidos para crianças visando aprimorar seu
senso numérico.
A pesquisa foi publicada numa recente edição da revista ´Developmental Science’.
Fonte:Info, - The New York Time
Temos como intuito postar
notícias relevantes que foram divulgadas pela mídia e são
de interesse do curso abordado neste blog. E por isso
esta matéria foi retirada na íntegra da fonte acima citada,
portanto, pertencem a ela todos os créditos autorais.